top of page

Como Crescer em Cristo

Deus quer ter um encontro pessoal consigo a sós todos os dias. Talvez isso o(a) surpreenda, mas pense por um momento: quando aceita Cristo como Senhor e Salvador, passa a ser um membro da família de Deus, um(a) filho(a) de Deus. Pode chamar a Deus de "pai". Qualquer pai ou mãe tem o desejo de passar tempo com os seus filhos; às vezes, com todos juntos, mas também com cada um em particular. É dessa forma que uma pessoa conhece profundamente a outra: ao passar tempo a sós com ela.

A melhor maneira de conhecer o seu Pai celestial é passar algum tempo com Ele a sós. Pode fazê-lo através da leitura da Sua Palavra (a Bíblia) e quando fala com Ele em oração.

 

Pode falar com Deus em qualquer momento do dia: quando vai para o seu trabalho, enquanto cozinha, lava a roupa ou estuda na escola. Porém, também necessita retirar algum tempo do dia no qual possa dedicar toda a sua atenção ao Senhor, sem se distrair.

 

Talvez o melhor seja na sua casa, pela manhã, antes de começar as suas actividades e quando a sua mente está mais fresca. Ou talvez seja melhor à noite, quando o dia termina, e se prepara para ter um bom descanso e faz planos para o dia seguinte.

 

Qualquer que seja o momento do dia, seja constante e disciplinado no seu encontro com Deus. Jesus levantava.se cedo para orar e ia para um lugar tranquilo (Lucas 5.16). Faríamos bem em seguir o Seu exemplo.

 

Para o tempo que passará a sós com Deus não é necessário ter alguma hierarquia estabelecida maior do que a que tem com alguém, como o seu pai ou a sua mãe. Primeiro, uma saudação, uma breve oração a Deus em que pede que abençoe o tempo que vão passar juntos. Logo irá desejar ler uma passagem da Sua Palavra.

 

Se está a começar a conhecer a Bíblia, certamente será mais interessante para si o Evangelho de João, porque é ali que o plano de salvação está maravilhosamente resumido num só livro. Se ler um capítulo todos os dias do Evangelho de João, poderá ler todo o Evangelho em menos de um mês. Ao terminar de lê-lo, talvez queira continuar com livro de Atos, para ver a maneira pela qual os primeiros cristãos compartilhavam a sua fé com aqueles que os rodeavam. Compartilhar a fé é uma das coisas mais importantes que poderá fazer para Deus.

Se ainda não está muito familiarizado com a Bíblia, talvez prefira uma versão em português numa linguagem mais contemporânea. Procure a recomendação do seu pastor.

 

Enquanto lê a Bíblia medite no que ela diz. Meditar significa pensar seriamente nas coisas espirituais, pensar serena e profundamente em Deus; quão maravilhoso Ele é, quantas coisas maravilhosas fez por si, o que ainda fará e o que Deus deseja que faça por Ele.

 

Ao ler a Bíblia e a meditar, certamente encontrará:

- uma promessa especial para si

- uma orientação para as decisões da sua vida

- um mandamento que deve seguir

- um pecado ou uma necessidade espiritual que se torna evidente na sua vida

- um versículo que lhe fale de forma especial, e que desejará memorizar.

Não leia muito rápido, nem avance muito de uma vez só. Tenha tempo para analisar tudo o que Deus tem para si na leitura de cada dia. Não é necessário apressar-se no seu tempo a sós com Deus, especialmente se passa tempo com Ele todos os dias.

 

Depois de algum tempo a ler a meditar, fale com Deus em oração. Fale com Ele como se estivesse a falar com um pai, ou com uma mãe terrenos que o(a) amam e que lhe desejam o melhor, querendo ajudá-lo(a) de todas as maneiras possíveis.

 

Talvez até não saiba exactamente do que falar com Deus. Estas sugestões podem ajudá-lo(a):

 

a) Pode adorá-lo pelo que Ele é: o Criador e o Sustentador do Universo que, ainda assim, interessa-se por cada um de nós.

b) Pode agradecer-Lhe por tudo o que Ele tem feito, o que faz e o que prometeu fazer por si.

c) Pode reconhecer diante dEle as coisas que fez, disse ou pensou e das quais se arrependeu. Deus disse-nos que quer e pode perdoar os nossos pecados (I João 1.9).

d) Pode orar pela sua família. Temos um compromisso especial de orar por aqueles que estão próximos de nós.

e) Pode interceder por outras pessoas: amigos ou vizinhos que têm necessidades tanto físicas como espirituais.

f) Pode orar por si mesmo. Peça a Deus que o(a) guie em todos os momentos do seu dia. Peça-Lhe que o(a) ajude a resolver algum problema que tenha. Peça-Lhe que prepare oportunidades através das quais O possa servir.

 

Faça uma lista do que necessita pedir a Deus, para não se esquecer de nada, e também de registar as respostas que Jesus lhe dá (em alguns casos, Ele poderá dizer "Sim", em outros "Não", ou "Espere!"). Leve a sua lista numa agenda ou em cartões que caibam facilmente no seu bolso ou na sua carteira.

 

Se já esteve a sós com Deus pela manhã, continue o seu dia fortalecido e preparado para o que possa vir! Se o seu encontro a sós com Deus foi à noite, deite-se confiando no Seu cuidado, descanse e prepare-se para um novo dia de serviço para Deus; ou melhor ainda, faça o possível para passar um tempo a sós com Ele tanto pela manhã como à noite (leia Isaías 55.17).

 

E lembre-se que pode orar ao Senhor em qualquer momento, em qualquer lugar (na escola, no trabalho, em casa) e sobre qualquer assunto que necessite, ou simplesmente para lhe agradecer por algo que tenha recebido. Do mesmo modo que faria um pai ou uma mãe que o(a) amam. Deus interessa-se por tudo o que acontece consigo.

 

Deus está desejoso e espera que chegue o momento de se encontrar a sós consigo.

Versículos a memorizar:

I João 5.14,15 - "E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos."

Salmos 119.9,11 - "Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti."

bottom of page