ACREDITAR NA VERDADE
parte 1
O que é fé?
Fé é simplesmente acreditar naquilo que acredita ser verdade. É o poder de acreditar numa pessoa, num acontecimento ou numa verdade.
Todos crêem em algo ou alguém. E, as ações do Homem advêm daquilo que acreditam. Por isso a fé é uma questão central. Todos olhamos para a realidade que cremos ser verdade e tomamos decisões de acordo com isso.
Será que um ateu tem mais ou menos fé que um cristão? E se for um hindu, ou islâmico?
- Alguns acreditam ser verdade a Evolução das Espécies (Darwin).
- Alguns acreditam não haver Deus (ateísmo)
- Alguns acreditam … em vários deuses, num só Deus, etc.
A concordância de Strong define FÉ como “certeza, convicção, persuasão ou confiança (em Deus)” (Hebreus 11:1) (“A fé é a firme certeza das coisas que se esperam; é a convicção [gr. “elenchos”] daquilo que ainda não vemos.”)
A palavra grega traduzida por FÉ é PISTIS e significa FIRME PERSUASÃO, uma CONVICÇÃO BASEADA NO OUVIR (Vine´s Expository Dictionary of Biblical Words). A palavra grega traduzida por CRER é PISTEUO e significa SER PERSUADIDO A..., COLOCAR CONFIANÇA EM..., CONFIAR (Vine´s Expository Dictionary of Biblical Words). Vine também diz que estas palavras significam DESCANSAR EM e DEPENDER DE, não uma mera aceitação mental.
Se tu tens fé, tu és persuadido a algo, estás convencido de algo.
A única diferença entre a fé cristã (ou bíblica) e a fé não-cristã (humana) é aquilo em que se acredita. A fé não-cristã baseia-se nas informações obtidas através dos sentidos físicos, ao passo que a fé cristã baseia-se na Palavra de Deus. A Palavra de Deus é eficaz e cheia de poder (Hebreus 4:12), mas só produz resultados nas vidas daqueles que crêem e agem sobre ela.
Hebreus 11:1 diz que a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam (com expetativa) e a prova das coisas que se não vêem. É a nossa CONFIANÇA e CONVICÇÃO irrestrita em Deus e a certeza de que as coisas que nossos olhos ainda não vêem serão realizadas. A fé percebe como facto real o que não é revelado aos nossos sentidos.
Alguém disse: “fé é fazer um grande esforço para acreditar naquilo que sabes que não é verdade”. Contudo, fé é simplesmente crer naquilo que já é verdade.
A fé é-nos apresentada como uma substância espiritual activa que actua no espírito (Hebreus 11:1), e possui dois elementos fundamentais: CRER COM O CORAÇÃO e CONFESSAR COM A BOCA (Romanos 10:9,10 - “Se com a tua boca confessares que Jesus Cristo é o Senhor e no teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.”)
Smith Wigglesworth definiu fé como: “Fé são factos a serem cridos, promessas a serem gozadas e ordens a serem obedecidas”…
- São factos a serem cridos (quando acredita que Jesus transformou água em vinho e que curou o paralítico que há 38 anos estava enfermo, é uma pessoa de fé)
- Promessas a serem gozadas (quando tem paz no seu coração e tem certeza que o seu nome está escrito no Livro da vida, e experimentou uma transformação no seu coração – o novo nascimento, é uma pessoa de fé)
- Ordens a serem obedecidas (quando dá a Deus o que lhe pertence, usa os seus talentos a serviço da comunidade, lidera alguma área na Igreja, etc., é uma pessoa de fé)
Portanto, a questão não é se temos fé ou não – todos têm algum tipo de fé -, mas sim qual é objecto da nossa fé.
- 1 Reis 18 (Elias no monte Carmelo) – Elias tinha um objecto de fé válido. Os adoradores de Baal tinha um objecto de fé não válido.
- Daniel 3:16-18 - Sadrak, Mesak e Abed-nego... tinham um objecto de fé válido. (“Os três homens responderam: “Ó Nabucodonozor, não precisamos de te responder sobre isso! Se formos lançados dentro da fornalha, o nosso Deus será capaz de nos libertar. Ele nos livrará das tuas mãos! Mas mesmo que não nos livre, fica sabendo, ó majestade, que nunca serviremos os teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que mandaste edificar!”)
JESUS CRISTO
É O NOSSO OBJETO DE FÉ!
- João 14:6 - “Sou eu o caminho [gr. “hodos”]. Sim, e a verdade [gr. “aletheia] e a vida [gr. “zoe”]. Ninguém pode chegar ao Pai sem ser através de mim.”)
- Mc 5:21-34 – A mulher com fluxo de sangue (hemorragia) – verso 28 diz: “Se ao menos eu lhe tocar no manto*, ficarei curada.”
Outros objectos de fé podem desiludir-nos: pais, igreja, amigos.
Há apenas um objecto de fé que nunca falha: Hebreus 13:8 - “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre”. Ele não muda. Ele é a Verdade!
À medida que descobrimos que o objecto da nossa fé (Jesus) é de confiança em absolutamente tudo, vamos confiar nEle para passos cada vez maiores.
Fé (acreditar na Verdade) é simplesmente uma escolha que se faz (no espírito). Começa-se com o que Deus disse ser verdade e depois escolhe-se acreditar nisso. Isso depois tem consequências sobre o COMPORTAMENTO (ação) e finalmente sobre os SENTIMENTOS. Não comecemos com o que sentimos. Não são os nossos sentimentos que vão produzir um bom comportamento.
A fé não é um sentimento ou de uma concordância racional (na alma). John Wesley disse que o diabo trouxe para a igreja um falso substituto para a fé, parecido com ela, e chamou-o de assentimento mental – ou seja, acordo mental), ou ainda, do “poder do pensamento positivo”. A fé não está baseada em nossas emoções, mas na crença que temos na fidelidade de Deus em cumprir a Sua Palavra em nossas vidas.
João 20:24-29 – A fé de Tomé estava baseada no que ele viu e sentiu através do seus sentidos físicos. Tomé recusou-se a crer na ressurreição de Jesus a menos que visse e sentisse os buracos nas mãos de Jesus e a ferida no Seu lado (v. 25). Jesus não recomendou a fé de Tomé (vv. 27,29). Qualquer um pode crer porque tem visto. Esta é simplesmente uma fé mental, uma fé natural. Jesus disse que aqueles que eram abençoados, eram aqueles que não viram mas creram (v. 29).
DEUS É A VERDADE! O papel de Deus é SER verdade, declarar o que é verdade. O nosso papel é de ACREDITAR e viver de acordo com a verdade, mesmo que não pareça ser verdade. Hoje és desafiado a acreditar no que é verdade, mesmo que não pareça ser verdade, e a tua vida cristã será transformada.
Curiosidade
O nome "Bíblia" vem do vocábulo grego "biblos", que quer dizer: livros. Um sinónimo de "A Bíblia" é "As Escrituras", do grego "ta gramata" ou "hai graphai".
Criação vs. Evolução

Para um grande número de pessoas a Evolução é uma Ciência, mas estão seriamente enganados. A Evolução é um sistema de crença acerca do passado. Nós não temos acesso ao passado. Somente temos o presente. Todos os fósseis, todos os seres vivos e plantas, o nosso planeta, o Universo – tudo existe no presente. Não podemos directamente testar o passado usando os métodos científicos (que envolve repetir coisas e ver elas acontecerem).
É importante compreender que o Criacionismo é também um sistema de crença. A diferença é que a base dos criacionistas é o livro d’Aquele que esteve lá, que sabe tudo o que há para saber acerca de tudo, e que nos diz como tudo aconteceu.
Livro Recomendado:
(*Manto – Heb. “Talit” - com franjas nas bainhas, com cordões azuis - Heb. “Tzitzit” -, conf. Nm 15:38,39 – lembrete para obedecerem os mandamentos dados por Deus)

