ACREDITAR NA VERDADE
Parte 2
A fé não ignora a realidade, as dificuldades, mas crê que a Palavra de Deus é mais poderosa.
A fé é muito importante em toda a nossa vida (questão central)
1 - É pela fé que nos aproximamos de Deus
a) Hebreus 11:6 b - “... É necessário que quem se aproxima dele creia que ele existe e que recompensa os que sinceramente o buscam.”
b) Efésios 3:12 - “A fé e a confiança que temos em Cristo permitem-nos aproximar-mo-nos de Deus com toda a ousadia e entrar na sua presença com toda a liberdade.”
Quando nos chegamos diligentemente a Deus em fé, Ele sempre se chega a nós – Jeremias 33:3; 29:12-14; Lucas 11:9,10; Tiago 4:8.
2 - É pela fé que somos salvos (temos acesso à Graça de Deus)
a) Romanos 10:9,10 - “Se com a tua boca confessares que Jesus Cristo é o Senhor e no teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.”
b) Romans 5.1,2 - “Sendo, pois, declarados justos pela fé, temos paz com Deus, por causa daquilo que o nosso Senhor Jesus Cristo fez por nós [Redenção]. Pois em razão da nossa fé, temos direito [acesso] a esta graça [a paz com Deus], e em confiança nos regozijamos pelo dia em que partilharemos da glória de Deus [gozo antecipado pela salvação eterna, maturidade, semelhança a Cristo]”. - JUSTIFICAÇÃO (Romanos 3:21-5:1,2)
Tudo o que Deus nos tem dado em Cristo, foi-nos dado pela Sua graça. Nós não podemos fazer nada para merecer as bênçãos de Deus. A graça de Deus inclui todas as riquezas de Deus que Cristo obteve para nós.
Esta graça inclui: (temas a serem abordados posteriormente)
- o novo nascimento
- o dom do Espírito Santo (o baptismo com o Espírito Santo)
- cura divina
- resposta às orações
- as nossas necessidades supridas abundantemente
É pela fé que temos acesso a esta graça.
3 - É pela fé que nos tornamos testemunhas audazes de Jesus
a) Mateus 28:18-20 - “Toda a autoridade no céu e na Terra me foi dada... Portanto, vão e façam discípulos em todas as nações. Batizem-nos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinem-nos a obedecer a todos os mandamentos que vos dei...”
b) Marcos 16:17,18
c) Actos 4:31 - “Depois desta oração o edifício em que se encontravam reunidos estremeceu e todos foram cheios do Espírito Santo, pregando corajosamente [com ousadia] a Palavra de Deus.”
4 - É pela fé que temos as nossas necessidades supridas - 2 Coríntios 9:8 - “Deus pode bem abençoar-nos de tal maneira que tendo sempre, aquilo que vos é preciso, possam ainda ajudar generosamente os outros”) - ver também Deuteronómio 28:1,2 (as bênçãos de Deus nos alcançam quando obedecer à Sua Palavra)
5 - É pela fé que recebemos sabedoria (Tg 1:5-7 - “E se alguém tem falta da sabedoria necessária, peça-a a Deus, que está sempre pronto a dar generosamente...") - ver também Deuteronómio 28:1,2 (as bênçãos de Deus nos alcançam quando obedecer à Sua Palavra)
6 - É pela fé que alcançamos a vitória (1Jo 5:4 - “Porque todo o filho de Deus vence neste mundo. É pela fé que ele tem essa vitória.”) - ver também Deuteronómio 28:1,2 (as bênçãos de Deus nos alcançam quando obedecer à Sua Palavra)
7 - É pela fé que acreditamos que as “montanhas” da vida se moverão da nossa vida. - Marcos 11:22,23 - “Respondeu-lhes Jesus: Tenha fé em Deus! É realmente como vos digo: quem disser a este monte: 'levanta-te e atira-te ao mar!', não duvidar no seu coração e crer que acontece conforme as suas palavras, assim sucederá.”
a) Para sermos capazes de crer, devemos ter a Palavra de Deus que nos diz que é a Sua vontade que ela se realize (ou o Espírito de Deus dá-nos a manifestação da fé especial). Nós podemos usar a nossa própria fé para alguma coisa que é prometida na Palavra, especialmente para nós.
b) Para sermos capazes de crer naquelas coisas que dizemos “acontecerão”, devemos crer que no momento em que falamos, o poder invisível de Deus começa a operar. Em Marcos 11, quando Jesus falou à figueira, não houve mudança imediata que pudesse ser vista com os olhos físicos ou detetada com os sentido físicos. Contudo, no momento em que Jesus falou à figueira, o poder de Deus começou a operar nas raízes da árvore, debaixo da terra onde eles não podia ver, fazendo com que se apresentasse completamente seca o dia seguinte.
8 - É pela fé que recebemos cura
a) Mateus 9:2 - “Logo alguns homens lhe trouxeram, numa esteira, um paralítico. Quando Jesus viu a fé de que davam provas, disse ao doente: Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!”
b) Mateus 17:20 - “... se tivessem fé como um grão de mostarda, poderiam dizer a este monte: Sai daqui!, e ele sairia. Nada vos seria impossível.” (Deus capacita o crente a lidar com as adversidades da vida, que são os "montes" ou as "montanhas")
9 - É por causa da fé que vivemos de forma diferente da maioria das pessoas… / conduta cristã. A fé (acreditar) sem obras (acções correspondentes) é morta / sem sentido. - Tiago 2:20-22 - “És uma pessoa bem insensata se não conseguires compreender que a fé sem obras não vale de nada. Não mostrou o nosso pai Abraão que era justo através dos seus actos, ao oferecer a Deus o seu filho, Isaac, sobre um altar? Como vês, na sua vida a fé e as obras actuaram conjuntamente. A fé completou-se através das obras.” (andamos pela Fé)
10 - É pela fé que nos aproximamos de Deus e desejamos agradar a Deus. Como filhos de Deus, queremos agradar o nosso Pai. Hebreus 11:6 - “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”
a) Agradar a Deus deve ser a nossa primeira ambição na vida. Se queremos agradar a Deus, então nós vamos viver uma vida de fé. Mudamos a nossa maneira de viver porque queremos agradá-lO.
b) Qualquer coisa que façamos para Deus, a menos que a façamos em e por fé, ou se não envolvermos a fé, não agrada a Deus. Se fizermos alguma coisa sem fé, não estaremos a agradar a Deus. Em Romanos 14.22,23 diz-nos que tudo o que não é de fé é pecado (desagradável): “Estás convencido de que perante Deus não há mal naquilo que fazes? Pois reserva essa tua convicção entre ti e Deus. Feliz é o homem, na verdade, que não se sente condenado quando faz o que sabe estar certo. Mas se alguém tem dúvidas sobre se deve ou não comer alguma coisa, não deve comer. Seria condenado por não agir com fé perante Deus. Se fizer alguma coisa que julga não estar certa, está a pecar.”
Deus ama-nos quer vivamos ou não por fé. O amor de Deus por nós não depende de nada que nós façamos. Contudo, para que Deus se agrade da nossa vida, para que Deus tenha prazer na nossa vida devemos viver pela fé.
Nossa vida cristã é uma MARATONA DE FÉ. Hebreus 10.38: “O justo viverá da fé”. Ou seja, a fé é um MODO DE VIDA. Andamos por fé e não pelos sentidos/sentimentos (2 Corínios 5:7 - “Estes sentimentos [“esperança” e “sempre de bom ânimo”, conf. verso 6] são resultado de vivermos pela fé e não daquilo que vemos à nossa volta.”) (A nossa fé – bíblica – tem a haver com aquilo que não se vê com os olhos físicos, ou aquilo que não é percetível aos sentidos).
Como alcançamos a fé?
Romanos 10:14,17 - “Como, pois invocarão Aquele em Quem não creram? e como crerão n’Aquele de Quem não ouviram? … De verdade, a fé vem por ouvir, e o que se ouve é a palavra de Cristo.” (ver também Gálatas 3:2,5).
A fé não vem por pedir a Deus. Orar a pedir fé não é orar em linha com a Palavra de Deus, e não produzirá fé. Não está mencionado, nem uma só vez, nas cartas às igrejas, para orarem por fé. Portanto, a fé não vem por orar ou pedir… por ouvir teorias, histórias, testemunhos (testemunhos podem inspirar fé, mas não nos dão fé – a menos que os nossos testemunhos tenham a Palavra de Deus neles), ou até mesmo por milagres (os milagres podem atrair atenção das pessoas ou inspirar fé, mas não lhes dá fé).
Quando OUVIMOS a mensagem do Evangelho, é plantada em nós a semente da Fé… Deus deposita no nosso “coração” uma MEDIDA DE FÉ que só Ele pode medir ou quantificar. Romanos 5:3b - “... conforme a medida de fé que Deus repartiu a cada um.”
2 Coríntios 4:13 - “E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: cri, por isso falei. Também nós cremos, por isso também falamos.”
Todos podemos crescer na fé.
2 Coríntios 10:15 - “Não nos gloriando fora da medida nos trabalhos alheios; antes tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos abundantemente engrandecidos entre vós, conforme a nossa regra”
2 Tessalonicenses 1:3 - “Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros”
A fé pode ser medida: fé pequena (Lucas 12:28), fé fraca (Romanos 4:19), fé forte (Romanos 4:20), grande fé (Mateus 8:10; 15:28). Depende de ti (não de Deus) se a tua fé cresce ou não e quanto é que ela cresce. Deus nos tem dado a medida de fé e os meios pelos quais a fé pode crescer. Então é a nossa responsabilidade crescer na fé. Todo o crente tem o potencial de ser forte na fé e de ter grande fé.
O crescimento da nossa fé é determinada por uma só coisa: quão bem conhecemos Aquele em que colocamos a nossa fé – Deus! Como?
Ela pode crescer à medida que alimentamos continuamente a fé com a Palavra de Deus (Bíblia, carta de Deus para os Homens) através da MEDITAÇÃO (Josué 1:8).
- Romanos 10:17 - “De verdade, a fé vem por ouvir, e o que se ouve é a palavra de Cristo.”
- Mateus 4:4 - “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” - A Palavra de Deus é alimento para o nosso espírito.
- Josué 1:8 - “Lembra constantemente ao povo este livro da Lei; tu próprio deverás meditar nele, dia e noite, para teres a certeza de que obedeces integralmente ao que nele está escrito, porque só então terás sucesso.” (A palavra hebraica traduzida por “meditar” significa “murmurar”, “falar em voz baixa”, “ponderar”. Meditar envolve a nossa boca.)
A fé leva à ação.
Tiago 2:17,18 - “Assim também a fé, se não se traduzir em obras, é morta em si mesma. Poderão até dizer: Tu tens a fé, mas eu tenho as obras. Mostra-me então a tua fé sem as obras. Porque eu dou-te a prova da minha fé através das minhas boas obras!”
A FÉ SEM OBRAS é como uma luva sem mãos, é como um carro parado, um avião no aeroporto; um barco no porto; uma joia no cofre, dinheiro dentro do colchão; comida na despensa; água na garrafa... NÃO BENEFICIA NINGUÉM...
Ter todas as informações sobre como chegar ao destino não é suficiente. É preciso ação.
Tiago 1:22 - “Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”.
_ Cura – O homem coxo de Listra libertou a sua fé porque se levantou sobre os seus pé – Actos 14:7-10. Ele recebeu fé daquilo que ouviu Paulo pregar. No momento em que começou a levantar-se, o poder de Deus produziu cura no seu corpo.
_ Cura – A mulher com o fluxo de sangue não só falou palavras de fé, mas também agiu sobre a sua fé ao tocar no manto de Jesus (Marcos 5:21-34).
_ O baptismo com o Espírito Santo – Actos 2:4 – O Espírito Santo deu as palavras mas foram os discípulos que de facto falam em línguas. Para falar em línguas uma pessoa deve começar a falar os sons que parecem fáceis à sua lingua (as palavras dadas pelo Espírito Santo).
_ Dízimo – Malaquias 3.8-15 – Nós podemos estar firmemente persuadidos pelas bênçãos do dizimar. No entanto, para libertar essa fé nós devemos começar a pagar os dízimos. Quando nós dizimamos, porque cremos em nosso coração para Palavra de Deus, a nossa fé é libertada.
_ Dar – Lucas 6:38 – A nossa fé libertada quando damos (tal qual quando falamos). O nosso motivo em dar deve ser o amor, mas também devemos dar em fé.
A fé fortalece-se quando a colocamos em PRÁTICA.
Com o fim de desenvolver “músculos de fé” fortes, tu não somente precisas de alimentar a tua fé com a Palavra de Deus, mas precisas de a USAR. A tua fé cresce quando a usas contra o peso que o teu problema tem.
Tiago 1:2-4 - “Meus irmãos, considerem-se felizes, quando tiverem de passar por diversas provações. Porque se a vossa fé for posta à prova, tornar-se-á mais perseverante. Que ela resista pois até ao fim, e assim a vossa formação se completará, com uma conduta íntegra, e serão maduros espiritualmente.”
“Uma grande fé procede de grandes provas” (Smith Wigglesworth).
A nossa fé passará por provas (1 Pedro 1:7; Mateus 4:1-11 – tentação de Jesus). Todos nós enfrentamos testes e aflições (Salmos 34:19). Viver pela fé não significa que viveremos sem nunca termos problemas. As “tempestades da vida” vêm até todos nós.
Provações e tribulações não são a causa do crescimento da nossa fé – mas sim a Palavra de Deus. É o usar a nossa fé no meio das provas e tribulações que faz com que ela fique mais forte (musculada). Por isso, aprende a tirar partido das provações e tribulações. Usa-as como uma oportunidade para aplicares a tua fé.
“Jesus, nos dias de Sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas” (Hebreus 5.7). No Getsêmani, Ele derramou Sua alma diante de Deus em agonia de suor e sangue. Entretanto, apesar de todo o Seu sofrimento, o apoio a que Ele mais se apegou, acima de tudo, foi a vontade de Deus. Depois de haver falhado todo o consolo humano, quando o desânimo O pressionou ao ponto máximo da angústia, Ele compreendeu que o único apoio do qual poderia depender totalmente era seu relacionamento com o Pai. Deus permite que o desânimo nos prove, para que conheçamos a verdadeira natureza da fé, e saibamos que ele pode crescer. A fé não é uma mera aquiescência mental a certas verdades.
Curiosidade
A Bíblia está divida em duas partes, Antigo Testamento (A.T.) e Novo Testamento (N.T.).
A Bíblia é composta por 66 livros (39 livros no A.T. e 27 livros no N.T.). Foi escrita num período de 1.600 anos e participaram nela cerca de 40 escritores, os quais pertenceram às mais variadas profissões e actividades. Viveram e escreveram em países, regiões e continentes diferentes, entretanto, seus escritos formam uma harmonia perfeita. Isso prova que UM só os dirigia no registo da revelação divina.